Digite aqui o que você procura

domingo, 27 de junho de 2010

O Que São Volts, Amperes, Ohms e Watts?

Volts - A unidade de medida da força da movimentação dos elétrons, ou diferença de potencial, que causará uma corrente de um ampere fluir por uma resistência de um ohm. 
Uma analogia com a caixa d'água seria: mais ou menos a velocidade que a água deve percorrer para permitir que quantidade máxima de vazão de água seja alcançada.
Amperes - Um Ampere ou um Amp é uma unidade de medida para uma corrente elétrica. Um amp é a quantia de corrente produzida pela força da movimentação dos elétrons de um volt agindo pela resistência de um ohm (Andre Marie Ampere). A abreviação para Amp é A mas seu símbolo matemático é "I". Pequenas correntes são medidas em miliampere (mA) ou um milésimo de um Amp.

Uma analogia com a caixa d'água seria: a espessura do cano para permitir que quantidade máxima de vazão de água seja alcançada.

Na corrente elétrica a amperagem é muito importante, pois se um cabo elétrico estiver uma amperagem menor que a necessária haverá uma elevação da temperatura do cabo e o risco de incêndio caso o disjuntor não dispare. Se o disjuntor elétrico estiver na amperagem correta ou menor que a necessária a função dele é disparar (desligar).

Lembre-se que o que mata é a amperagem e não a voltagem. Pois a pequena voltagem de uma bateria de relógio pode ser convertida para 10.000 volts e te dar um pequeno choque, mas você não morrerá por isso, pois ela tem alguns somente alguns miliamperes.
Watts - Uma medida de consumo total, independente da voltagem de da amperagem. A equação é amperes multiplicados por volts. Um chuveiro que consume 4000 watts/hora (Wh) a 127 volts precisará de um cabos e disjuntor de 31,5 ampreres.

Quando se fala que o consumo do chuveiro é 4000 watts, é a quantidade máxima de consumo, pois se o chuveiro estiver no morno, não consumirá todos os 4000 watts.

Normalmente na conta virá em kilowatt/hora ou kWh, que são 1000 watts.

Uma analogia com a caixa d'água seria: a quantidade máxima de vazão de água em uma hora (4000 litros por hora). Assim como se a torneira não estiver toda aberta, não consumirá todos os 4000 litros de água.
O ohm (símbolo: Ω) é a unidade de medida da resistência elétrica, padronizada pelo SI (Sistema Internacional de Unidades). Corresponde à relação entre a tensão de um volts e uma corrente de um ampere sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante. Ou melhor, um resistor que tenha uma resistência elétrica de 1 Ohm, causará uma queda de tensão de 1 volt a cada 1 ampere de corrente que passar por ele.
O ohm é simbolizado pela letra grega ômega maiúsculo (Ω) e seus múltiplos mais usados são o quilo-ohm (kΩ) = 1.000 Ω; e o megaohm ou "megohm" (MΩ) = 1.000.000 Ω.

2 comentários: