Poluição, névoa fotoquímica e tráfego intenso enchem as ruas da cidade de Pequim, na China
Poucas pessoas estariam dispostas a desistir dos carros, mas existe um jeito de termos o poder e a conveniência de um carro sem a poluição e o gasto causado pela combustão da gasolina? Felizmente, existe. Muitos pensam que os carros - do não tão distante futuro - irão rodar não só com a gasolina, mas com eletricidade também. Na verdade os carros elétricos, também conhecidos como veículos elétricos, não são tão futuristas assim. Os veículos elétricos existem desde a primeira metade do século 19; porém, mesmo hoje, no século 21, os motores de combustão interna ainda dominam. Mas por que os carros elétricos não pegaram?
O coração de um carro elétrico é a sua bateria. Diferentemente das baterias da maioria dos carros, que servem principalmente para ligar o motor e acessórios como o rádio ou o condicionador de ar, a bateria de um carro elétrico serve para tudo. Em primeiro lugar, ela aciona o motor elétrico ou, mais precisamente, ela liga um controlador, que por sua vez envia energia para o motor elétrico. Então, ela precisa ser potente e durar o bastante para levar os motoristas aonde eles precisam ir com um mínimo de recarga. Até recentemente, nenhuma bateria foi fabricada que pudesse tornar os carros elétricos competitivos com os movidos a gasolina. Porém, Isso está começando a mudar. Os carros elétricos não só tornaram-se viáveis, mas espera-se que agora eles comecem a sair das linhas de montagem dos grandes fabricantes de automóveis.
Eu ainda acho que os carros movidos a ar comprimido que utilizam o calor do ambiente como fonte principal combinado com bateria seria bastante viável para um tipo de veículo eficiente do ponto de vista da ecologia. As explicações mais detalhadas estão no site: http://www.aircaraccess.com/
ResponderExcluir