Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? O pacote de bateria de íon-lítio de um Tesla Roadster (em inglês) é projetado para ter uma vida útil de cerca de 5 anos ou 160.000 km. No fim desse tempo, o pacote deverá ser trocado, a um custo de aproximadamente US$ 10.000. É claro que o preço é alto, mas só um Roadster custa quase US$ 100.000, o que faz o custo do pacote de bateria parecer viável. Muitos proprietários, talvez a maioria, sem dúvida, vão preferir trocar o pacote de bateria, em vez de comprar um Roadster novo.
Mas temos que admitir que os custos com a manutenção da bateria serão acrescentados às despesas com a operação de qualquer carro elétrico. Os pacotes de bateria utilizados nos carros elétricos serão mantidos firmemente enclausurados, então o provável é que você tenha que levar o seu carro elétrico à concessionária para realizar serviços em sua bateria. Outro ponto a considerar é que, no presente momento, essa tecnologia ainda é relativamente nova. Enquanto os carros elétricos se tornam cada vez mais comuns nas ruas, os altos preços associados a eles serão reduzidos. Mas exatamente agora a bateria de US$ 10.000 do Tesla Roadster é um dos nossos únicos pontos de referência. As baterias de outros carros elétricos custarão mais? Ou custarão menos? O custo com a substituição da bateria de alguns carros elétricos superará o custo de simplesmente comprar um veículo novo? Só o tempo dirá.
Carros de conceito elétrico
Nas últimas décadas, vários carros de conceito elétrico foram desenvolvidos. Alguns deles, como o Electrovair II e o Electrovette, nunca chegaram aos salões de vendas, enquanto que outros desta lista ainda têm uma chance de lutar por isso. Vejamos uma pequena lista dos carros elétricos conceituais e das baterias que eles utilizam:
Nas últimas décadas, vários carros de conceito elétrico foram desenvolvidos. Alguns deles, como o Electrovair II e o Electrovette, nunca chegaram aos salões de vendas, enquanto que outros desta lista ainda têm uma chance de lutar por isso. Vejamos uma pequena lista dos carros elétricos conceituais e das baterias que eles utilizam:
Electrovair II 1966 (General Motors) | baterias de prata-zinco |
Electrovette 1976 (General Motors) | baterias de ácido-chumbo |
Volvo 3CC 2005 (Volvo) | baterias de íon-lítio |
Chevy Volt 2007 (General Motors) | baterias de íon-lítio |
Nissan Mixim 2007 (Nissan) | baterias de íon-lítio |
Continental DC 2008 (Bentley Motors) | baterias de ácido-chumbo |
Subaru Stella 2008 (Subaru) | baterias de íon-lítio |
Nissan Denki Cube 2008 (Nissan) | baterias de íon-lítio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário