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sexta-feira, 18 de março de 2011

Recarga de um carro Elétrico (3)

Uma bateria recarregável é inútil, a não ser que você tenha um lugar para recarregá-la. Se estiver ficando sem energia no seu carro elétrico, você não pode simplesmente fazer uma parada rápida no posto de gasolina local. A não ser que o posto ofereça um lugar onde você possa recarregá-lo. Infelizmente, recarregar os vários tipos de baterias de um carro elétrico pode levar horas e muitos postos de gasolina prefeririam que você não bloqueasse as pistas por tanto tempo.
A melhor solução para o problema de recarregar a bateria é levar o carro para casa à noite e conectá-lo na tomada, do mesmo jeito que você faria com um laptop ou seu som digital para recarregar da noite para o dia. Os carros elétricos estarão equipados com sistemas de carga, permitindo que eles sejam recarregados numa tomada comum para que na manhã seguinte você esteja pronto para cair na estrada novamente. Embora, pelo menos uma empresa afirme desenvolver sistemas que conseguem recarregar um carro elétrico em 10 minutos, os recarregadores disponíveis levam cerca de 3 a 10 horas para recarregar completamente a bateria de um carro elétrico, utilizando a eletricidade normal da casa. [fonte: Fehrenbacher (em inglês)].
Uma vez com o carro elétrico recarregado, até onde ele consegue rodar antes de precisar de uma nova recarga? Isso depende de vários fatores, incluindo o tipo de bateria do veículo. Os carros elétricos que utilizam baterias de ácido-chumbo são os que possuem o menor alcance, cerca de 130 km em uma única recarga. As baterias NiMH têm melhor desempenho, com um alcance de cerca de 200 km por recarga. É aqui que as baterias de íon-lítio excedem, com um alcance de mais de 350 km por recarga, utilizando o Tesla Roadster como exemplo. Se a distância for a consideração mais importante, as baterias de íon-lítio são as opções ideais.
O alcance de um carro elétrico pode ser estendido ainda mais com uma tecnologia conhecida como frenagem regenerativa, que utiliza a dissipação da energia cinética do veículo ao se usar os freios, momento em que o motor elétrico inverte a sua função e passa a gerar energia elétrica, enquanto o carro está se movimentando, para recarregar a bateria. Sob  condições ótimas de marcha a frenagem regenerativa consegue estender o alcance de carro em até 50%, apesar de, em muitas situações, o ganho de autonomia ser menor.
Mas e se você quisesse fazer uma viagem mais longa em um carro elétrico sem voltar para casa para fazer a recarga? Haverá um lugar onde você poderia conectá-lo à tomada? Poucas estações de recarga existem atualmente, mas os fabricantes de carros elétricos já planejam construir estações de recarga para que a infra-estrutura esteja pronta para os consumidores que irão começar a dirigir carros elétricos. A Tesla Motors, fabricante do carro Tesla Roadster totalmente elétrico, fez um acordo com uma grande rede de hotéis para disponibilizar estações de recarga para os hóspedes que desejarem recarregar seus Roadsters durante a noite.
Uma vantagem das estações de recarga é que elas podem ser capazes de recarregar carros mais rapidamente do que um sistema de recarga doméstico, embora seja improvável que os veículos entrem e saiam da estação tão rapidamente quanto num posto de gasolina. Infelizmente, ainda pode levar algum tempo antes de estações de recarga suficientes serem disponibilizadas para manter os proprietários de carros elétricos com os veículos recarregados para viagens longas. No futuro próximo, os carros elétricos serão mais apropriados para nos levar ao trabalho ou à escola e para viagens locais e de compras. Quando utilizado dessa maneira, o carro ficará seguro na garagem toda noite para a recarga elétrica.

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