Digite aqui o que você procura

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fontes de surto (4)

Os surtos de energia ocorrem quando algo eleva a carga elétrica em algum ponto da rede elétrica. Isso causa um aumento na energia potencial elétrica, que pode aumentar a corrente que flui para a tomada de sua parede. Há vários motivos para isso acontecer.
O mais conhecido é o raio, apesar de ser na verdade uma das causas menos comuns. Quando um raio cai perto da rede elétrica, seja ela subterrânea, em um edifício ou na fiação entre os postes, a energia elétrica pode aumentar a tensão para milhões de volts. Isso causa um pico de energia extremamente grande que irá superenergizar praticamente qualquer estabilizador de energia. Em uma tempestade com raios, você nunca deve confiar em seu estabilizador de energia para proteger seu computador. A melhor proteção é tirar seu computador da tomada.
Uma das causas mais comuns de surtos elétricos é a operação dedispositivos elétricos de alta potência, como elevadores,condicionadores de ar e refrigeradores. Esses equipamentos de alta potência requerem muita energia para ligar e desligar componentes como compressores e motores. Esse chaveamento cria demandas breves e repentinas de energia, causando distúrbio na tensão estável no sistema elétrico. Esses surtos nem chegam perto da intensidade de um surto por raio, mas podem ser graves o suficiente para danificar componentes, imediata ou gradualmente, e ocorrem regularmente nos sistemas elétricos da maioria dos edifícios.
Outras fontes de surtos elétricos incluem fiação defeituosa, problemas com o equipamento da concessionária de energia e redes elétricas danificadas. O sistema de transformadores e linhas que traz eletricidade de um gerador de energia para as tomadas em nossas casas ou escritórios é extraordinariamente complexo. Há dúzias de possíveis pontos de falha, e muitos erros em potencial que podem resultar em um fluxo irregular de energia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário