Digite aqui o que você procura

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Outros sistemas anti-surto (3)

Outro dispositivo de proteção contra surto comum é o supressor de descarga a gás, ou tubo de gás. Esses tubos fazem o mesmo trabalho que o MOV - desviam a corrente extra do fio fase para o fio terra. Fazem isso usando um gás inerte como condutor entre os dois fios.
Quando a tensão está em certo nível, a composição do gás é tal que ele é um mau condutor. Porém, quando a tensão sobe acima desse nível, a energia elétrica é suficiente para ionizar o gás, tornando-o um condutor muito eficaz. Ele desvia a corrente para o fio terra até que a tensão alcance níveis normais, e então se torna um mau condutor novamente.
Ambos os métodos têm uma concepção de circuito paralelo - a corrente extra é removida do caminho normal para outro circuito. Poucos estabilizadores de energia suprimem surtos com uma concepção de circuito em série - a eletricidade extra não é desviada para outra linha, mas em vez disso ela é retardada em seu caminho através do fio fase. Basicamente, esses supressores detectam quando há uma alta tensão e então armazenam a eletricidade, liberando-a gradualmente. As empresas que fazem esse tipo de estabilizador argumentam que o método oferece melhor proteção, pois reage mais rapidamente e não injeta a eletricidade no fio terra, possivelmente comprometendo o sistema elétrico do edifício.
Como reserva, alguns estabilizadores de energia também têm um fusível embutido. Um fusível é um resistor que pode conduzir facilmente a corrente enquanto esta estiver abaixo de certo nível. Se a corrente aumentar acima do nível aceitável, o calor causado pela resistência queima o fusível, interrompendo o circuito. Se o MOV não parar o surto de energia, a corrente extra queimará o fusível, protegendo o equipamento conectado ao estabilizador. Esse fusível funciona apenas uma vez, já que é destruído no processo.

Alguns estabilizadores têm um sistema de condicionamento de linha para a filtragem do "ruído de linha", flutuações menores na corrente elétrica. Os estabilizadores de energia básicos com condicionamento de linha usam um sistema muito simples. Em seu caminho para a tomada de força, o fio fase passa através de uma bobina toroidal. A bobina é apenas um anel de material magnético, envolvido com fio - um eletroímã básico. As variações de corrente no fio fase provocam forças eletromagnéticas no eletroímã, atenuando os ruídos provenientes da linha de alimentação. Essa corrente "condicionada" é mais estável, e mais estável para o seu computador (ou outro dispositivo eletrônico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário