Digite aqui o que você procura

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como ocorre a proteção? (2)

Um estabilizador de energia padrão, faz a corrente elétrica passar da tomada para vários dispositivos elétricos e eletrônicos ligados no cabo de força. Se a tensão da tomada apresentar surtos ou pulsos espúrios - se elevar acima do nível aceitável - o estabilizador desvia a eletricidade extra para o fio terra da tomada.
No tipo mais comum de estabilizador de energia, um componente chamado varistor de óxido metálico ou MOV (metal oxide varistor) desvia a tensão extra. Conforme na figura, o  MOV esta conectado entre o fio fase e o fio terra. 
Um dispositivo MOV tem três partes: uma peça de óxido metálico no meio conectada ao fio fase e ao fio terra através de dois semicondutores.
Esses semicondutores, possuem uma resistência variavel que depende da tensão. Quando a tensão esta abaixo de certo nível, os elétrons nos semicondutores fluem de tal modo que criam uma resistência muito alta. Qunaod a tensão excede esse nível, os elétrons se comportam de modo diferente, criando uma resistência muito mais baixa. Quando a tensão esta correta, um MOV pode conduzir muita corrente para eliminar a tensão extra.

Assim que a corrente extra é desviada através do MOV e para a terra, a tensão na fase retorna para o nível normal, então a resistência do MOV aumenta novamente. Deste modo, o MOV só desvia a corrente de surto, permitindo que a corrente normal continue alimentando os equipamentos conectados ao estabilizador de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário