Digite aqui o que você procura

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Surto de Energia (1)

A principal função de um estabilizador de energia é proteger os dispositivos eletrônicos de "surtos". Então, se você está imaginando o que um estabilizador faz, a primeira pergunta é "o que são surtos"? Em seguida, "por que os componentes eletrônicos têm que ser protegidos contra eles?".
Um surto de energia, ou transitório de tensão, é um aumento significativo na tensão da rede elétrica, que em condições normais fornece 127 volts(Brasil) para a maioria das residências e escritórios. Se a tensão se elevar acima de 127 volts, há um problema na rede elétrica, e o estabilizador de energia ajuda a evitar que esse problema danifique seu computador.
Para entender o problema é útil entender primeiramente o que é tensão. A tensão é a medida de uma diferença de energia potencial elétrica. A corrente elétrica flui de um ponto para outro porque há uma diferença de energia potencial elétrica nas extremidades do fio. Este é o mesmo princípio que faz a água sob pressão fluir para fora de uma mangueira - a pressão mais alta em uma extremidade da mangueira empurra a água na direção de uma área de pressão mais baixa. Você pode pensar na tensão como uma medida de pressão elétrica.
Como veremos mais adiante, vários fatores podem causar um breve aumento na tensão:
·             quando o aumento dura três nanosegundos (bilionésimos de um segundo) ou mais, é chamado de surto;
·             quando dura apenas um ou dois nanosegundos, é chamado de pulso espúrio.
Se o surto ou pulso espúrio for alto o suficiente, pode causar algum dano grave em um equipamento. O efeito é muito similar a se aplicar muita pressão de água em uma mangueira. Se houver muita pressão na água, a mangueira irá explodir. Neste sentido, a mesma coisa acontece quando uma tensão elevada é aplicada ao fio: ele "estoura". Na verdade, o fio aquece como o filamento em uma lâmpada incandescente e queima. Mesmo se a tensão elevada não queimar o seu equipamento imediatamente, esta pode causar um desgaste prematuro dos componentes. Na seção a seguir, observaremos o que os estabilizadores de energia fazem para evitar que isso aconteça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário