Digite aqui o que você procura

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Conectando Energia a Sua Casa (5)

Há duas maneiras para você obter energia do gerador na sua casa:
  • colocar fios de extensão do gerador até os aparelhos específicos;
  • ter um fio do gerador ao quadro de energia de entrada da sua casa, tornando possível transferir o fornecimento de energia da casa inteira para o gerador.
A primeira opção é muito fácil. Se tudo que você precisa é de uma geladeira, uma TV e um microondas funcionando, esta é uma boa solução. Se você precisa energizar o seu forno, uma bomba de poço e outros aparelhos que consomem muita potência, compre um gerador de 220 volts e faça a conexão deste com o seu quadro de energia de entrada.
Para transferir a carga para o gerador de energia você vai precisar: 
  1. aterrar o gerador;
  2. ligar o gerador e deixá-lo estabilizar por cinco minutos;
  3. conectar o gerador ao quadro de energia da casa;
  4. ligar o disjuntor do gerador (o eletricista vai instalar um sistema de intertravamento para desligar o disjuntor principal do quadro de energia automaticamente quando o disjuntor do gerador for ligado. Isto evita que a energia do gerador circule para fora da residência).
Imagine que tudo na casa consuma energia. O desafio então é ter certeza de que os vários aparelhos não competem entre si pela energia disponível. Para dividir a carga, todos os grandes consumidores de energia (geladeira, bomba de água, microondas) têm seus disjuntores marcados no quadro de energia e, por meio dos disjuntores, você pode ligá-los ou desligá-los.

Três pontos das discussões anteriores são muito importantes:
  1. deixe que um eletricista instale o gerador para você;
  2. não se esqueça de aterrar seu gerador, como descrito no seu manual (você pode conectar a carcaça do gerador ao aterramento da sua casa ou adquirir uma haste de terra para aterrá-lo);
  3. tenha certeza de desconectar a sua casa da rede elétrica (através do disjuntor geral localizado no quadro de energia da casa) antes de ligar seu gerador. Se você não proceder dessa forma, correrá o risco de eletrocutar as pessoas que estiverem trabalhando na rede elétrica. Além disso, seu gerador vai tentar fornecer energia para toda a vizinhança e, obviamente, não conseguirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário