Fusíveis e disjuntores são dispositivos de segurança. Vamos dizer que você não tenha fusíveis ou disjuntores em casa e algo de errado aconteça. O que poderia acontecer de errado? Veja alguns exemplos:
•um motor de ventilador queimar um rolamento, travar, superaquecer e derreter, causando uma conexão direta entre um fio fase e a terra;
•um cabo vem solto em uma lâmpada e conecta diretamente um fio fase e a terra;
•um rato morde o isolamento em um cabo e conecta diretamente o fio fase e a terra;
•alguém passa com o aspirador de pó por cima do fio do abajur, cortando-o e conectando diretamente o fio fase à terra;
•uma pessoa pendura um quadro na sala de estar e o prego atinge um fio fase na parede, conectando diretamente o fio fase à terra.
Quando um fio fase de 120 volts se conecta diretamente à terra, seu efeito é enviar tanta eletricidade quanto possível através da conexão. O dispositivo ou o cabo na parede explodiriam em uma situação dessas (o cabo na parede ficaria quente como a resistência de um forno elétrico). Um fusível é um dispositivo simples projetado para superaquecer e queimar extremamente rápido em uma situação dessa. Em um fusível, uma pedaço fino de fio vaporiza rapidamente quando uma corrente elevada passa por ele. Isso interrompe a corrente no cabo imediatamente, protegendo-o do superaquecimento. Os fusíveis devem ser substituídos cada vez que queimarem. Um disjuntor usa o calor de uma sobrecarga para acionar um mecanismo e abrir como uma chave, por isso os disjuntores podem ser religados.
A energia, então, entra na casa através de um típico quadro de disjuntores como este de cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário