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sábado, 11 de junho de 2011

Como Funcionam os Alarmes de Carros? (2)

Mais sensores

Sensores da janela
Muitas vezes, ladrões que estão com pressa não se preocupam em abrir travas para entrar no carro: eles apenas quebram o vidro. Um sistema de alarme de carro totalmente equipado tem um dispositivo que identifica esse tipo de ação.
O detector de quebra de vidro mais comum é um microfone simples, conectado ao cérebro. Os microfones medem variações na flutuação de pressão de ar e convertem este modelo a uma corrente elétrica flutuante. A quebra de vidro tem a sua própria freqüência sólida distinta (o modelo de flutuações de pressão de ar). O microfone converte isso a uma corrente elétrica daquela determinada freqüência e essa corrente  é enviada ao cérebro.
No caminho para o cérebro, a corrente vai por um crossover, dispositivo elétrico que só conduz a eletricidade de certa variedade de freqüência. A passagem é configurada para que só conduza a corrente que tem a freqüência para quebrar o vidro. Deste modo, só este som específico ativará o alarme e todos os outros sons são ignorados.
uma unidade crossover de um alarme de carro

Uma unidade de passagem: usando uma combinação específica de indutores e condensadores, pode-se projetar uma unidade de passagem que só conduz a corrente que tem a freqüência para quebrar o vidro

Outro modo de detectar que o vidro está sendo quebrado, bem como alguém abrindo a porta, é medir a pressão aérea no carro.

Sensores de pressão
Um modo simples para um sistema de alarme descobrir um intruso é controlar os níveis de pressão do ar. Mesmo que não haja nenhum diferencial de pressão entre o interior e o exterior, o ato de abrir uma porta ou forçar em uma janela empurra ou puxa o ar de dentro do carro, criando uma breve modificação na pressão.

Você pode descobrir flutuações na pressão do ar com um alto-falante comum. Um alto-falante tem duas partes principais:
  • um cone móvel e largo
  • um eletroímã, rodeado por um ímã natural, atado ao cone 
Quando você coloca música para tocar, uma corrente elétrica flui pelo eletroímã, o que faz com que ele se movimente para dentro e para fora (veja Como funcionam os alto-falantes para descobrir mais). Isso empurra e puxa o cone atado, formando flutuações de pressão no ar circundante. Ouvimos essas flutuações como som.

Esse é o mecanismo básico de um alto-falante. Os alto-falantes de um carro são sistemas de alarme eficazes, podem ser usados para medir variações na pressão do ar.
Esse mesmo sistema pode trabalhar de maneira inversa, que é o que acontece em um detector de pressão básico. As flutuações de pressão movem o cone para frente e para trás, que empurra e puxa o eletroímã atado. Se você tiver lido Como funcionam os eletroímãs, você sabe que o movimento de um eletroímã em um campo magnético natural gera uma corrente elétrica. Quando o cérebro registra uma corrente significante que flui deste dispositivo, ele sabe que algo causou um aumento de pressão rápido dentro do carro. Isso sugere que alguém tenha aberto uma porta ou janela ou tenha feito um barulho muito alto.
Alguns designs de sistema de alarme utilizam alto-falantes estéreos no carro como sensores de pressão, mas outros têm dispositivos separados que são especificamente projetados para a detecção.
Sensores de movimento e inclinação
Muitos ladrões de carro não querem o seu carro inteiro, pois estão atrás apenas de algumas partes dele. As pessoas que depenam o carro podem fazer a maior parte de seu trabalho sem abrir uma porta ou janela. E um ladrão com um caminhão de reboque pode, simplesmente, levantar o seu carro e levá-lo inteiro.
Há várias maneiras eficientes de um sistema de segurança captar o que acontece no exterior de um carro. Alguns sistemas de alarme incluem scanners de perímetro, dispositivos que controlam o que acontece imediatamente em volta do carro. O scanner de perímetro mais comum é um sistema de radar básico, composto de um transmissor e receptor de rádio. O transmissor distribui sinais de rádio e o receptor controla as reflexões de sinal que voltam. Baseado nesta informação, o dispositivo de radar pode determinar a proximidade de qualquer objeto circundante (consulte Como funciona o radar para obter mais informações). 
Para proteger um carro contra ladrões com caminhões de reboque, um sistema de alarme tem "detectores de inclinação". O design básico de um detector de inclinação é uma série de interruptores de mercúrio. Um interruptor de mercúrio é composto de dois fios elétricos e uma bola de mercúrio posicionados dentro de um cilindro.
O mercúrio é um metal líquido - flui como água, mas conduz a eletricidade como um metal sólido. Em um interruptor de mercúrio, um fio (vamos chamá-lo de fio A) passa por todo o fundo do cilindro, enquanto o outro fio (fio B) passa por só um lado. O mercúrio está sempre em contato com o fio A, mas pode quebrar o contato com o fio B.
Quando o cilindro inclina para um lado, o mercúrio muda para que ele entre em contato com o fio B. Isto fecha o circuito que passa pelo interruptor de mercúrio. Quando o cilindro inclina para o outro lado, o mercúrio rola para longe do segundo fio, abrindo o circuito.
Em alguns designs, só a ponta do fio B é exposta e o mercúrio deve estar em contato com a ponta para fechar um interruptor. Inclinando o interruptor de mercúrio de qualquer forma, abre-se o circuito.
Os sensores de inclinação de alarmes de carro têm uma série de interruptores de mercúrio posicionados em ângulos variados. Alguns deles estão na posição fechada quando se está estacionado em qualquer ladeira e alguns deles estão na posição aberta. Se um ladrão modifica o ângulo do carro (levantando-o com um caminhão de reboque ou levantando-o com um macaco, por exemplo), alguns interruptores fechados abrem e alguns interruptores abertos fecham. Se algum dos interruptores se mexerem, o cérebro sabe que alguém está levantando o carro.
Em situações diferentes, todos esses sistemas de alarme poderiam fazer a mesma coisa. Por exemplo, se alguém estiver rebocando o seu carro, os interruptores de mercúrio, o sensor de choque e o sensor de radar registrarão que há um problema. Mas as combinações diferentes de ativações de alarmes podem indicar eventos diferentes. O sistema de alarme "inteligente" tem cérebros que reagem diferentemente dependendo da combinação da informação que recebem dos sensores.
 Na próxima postagem, vamos ver algumas respostas de alarmes que o cérebro pode provocar em circunstâncias diferentes.

Um comentário:

  1. Bom post!!! Estou a projectar um alarme para o carro do meu irmão e de facto voçê mencionou pormenores que não me tinham ocorrido numa primeira análise.
    Cumprimentos

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