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domingo, 12 de junho de 2011

Como Funcionam os Alarmes de Carros? (3)

Nas postagens anteriores, vimos vários dispositivos de sensibilidade que dizem ao cérebro do sistema de alarme quando algo mexe com o carro. Não importa o quão avançado esses sistemas sejam, o sistema de alarme não é muito bom se não soar um alarme eficaz.
Como vimos, muitos dispositivos que já são incorporados no seu carro fazem sons alarmantes eficazes. No mínimo, a maior parte dos sistemas de alarme de carro buzinarão e acenderão os faróis quando um sensor indica um intruso. Eles também podem ser conectados para interromper o funcionamento da ignição, cortar a provisão de gasolina ao motor ou inutilizar o carro por outros meios.
Uma Neo mini sirene
Foto cedida por Directed Electronics
Uma Neo mini sirene, escondida dentro da fenda dianteira de um veículo

Um sistema de alarme avançado também incluirá uma sirene separada que produz sons ensurdecedores. Muito barulho faz com que se preste atenção para onde o som se origina, o que faz com que o ladrão de carro abandone a cena logo que o alarme soe. Com alguns sistemas de alarme, você pode programar um modelo distinto de sons de sirene para que você possa distinguir o alarme do seu carro dos demais alarmes.
Alguns sistemas de alarme tocam uma mensagem gravada quando alguém caminha muito próximo de seu carro. O objetivo principal disso é avisar os intrusos que você tem um sistema de alarme avançado antes que eles tentem qualquer coisa. Um ladrão experiente pode não ignorar completamente esses avisos, mas para o ladrão amador, eles podem ser um forte impedimento. 
Muitos sistemas de alarmes incluem um receptor de rádio embutido ao cérebro e um transmissor de rádio portátil que você pode levar no seu chaveiro. 
O transmissor
A maior parte de sistemas de alarmes de carro vêm com algum tipo dotransmissor portátil no chaveiro. Com este dispositivo, você pode enviar instruções ao cérebro para controlar o sistema de alarme remotamente. Isso funciona basicamente como os brinquedos controlados por rádio. Ele usa pulsos de ondas de rádio para enviar mensagens específicas.
transmissor de alarme em um chaveiro
Foto cedida por Directed Electronics
O transmissor de chaveiro do sistema de segurança Sidewinder: permite trancar as portas, ativar e desativar o alarme e fazer a sirene tocar do exterior do carro

O objetivo primário do transmissor de chaveiro é permitir a você um modo de ligar e desligar o seu sistema de alarme. Depois que você saiu do seu carro e fechou a porta, você pode ativar o sistema com o toque de um botão e quando volta ao carro, pode desativá-lo facilmente. Na maior parte de sistemas, o cérebro acenderá as luzes e tocará a buzina quando você tranca e destranca o seu carro. Isso deixa você e qualquer pessoa que estiver na área, sabendo que o sistema de alarme está funcionando.
Esta inovação fez com que os alarmes de carro ficassem muito mais fáceis de usar. Antes, os sistemas de alarme usavam um mecanismo de atraso parecido com um sistema de segurança de casa. As pessoas tinham um tempo (aproximadamente 30 segundos) para sair e trancar as portas. Para destrancar, tinha-se a mesma quantidade de tempo. Este sistema era altamente problemático porque dava aos ladrões uma oportunidade de entrar no carro e inutilizar o alarme antes de o mesmo soar.
Os transmissores remotos também o deixam ativar a trava de todas as portas, acender as suas luzes e fazer o alarme soar antes que você entre no carro. Alguns sistemas dão para você até mais controle sobre o cérebro do sistema. Esses dispositivos têm um computador central e um sistema de pager embutido. Quando um intruso mexe no seu carro, o computador central faz tocar o pager no seu chaveiro e avisa que os sensores foram ativados. Nos sistemas mais avançados, você pode se comunicar com o cérebro, mandando um sinal para desligar o motor.
Uma vez que o transmissor controla o sistema de alarme, o modelo de modulação de pulso deve atuar como uma chave. Para uma determinada linha de dispositivos de transmissor, pode haver milhões de códigos de pulso diferentes. Isto torna única a língua de comunicação do seu sistema de alarme, portanto, outras pessoas não podem ter acesso ao seu carro usando outro transmissor.
Este sistema é eficaz, mas não perfeitamente seguro. Se um criminoso determinado realmente quiser entrar no seu carro, pode usar um agarrador de código para fazer uma cópia da sua "chave". Um agarrador de código é um receptor de rádio sensível ao sinal do seu transmissor. Ele recebe o código e o registra. Se o ladrão interceptar o seu "código para desativar", pode programar outro transmissor para imitar exatamente o seu sinal único e pessoal. Com esta chave copiada, o ladrão pode "enganar" o seu sistema de alarme na próxima vez que você deixar o carro sozinho.
Para resolver esse problema, os sistemas de alarme avançados estabelecem uma nova série de códigos cada vez que você ativa o alarme. Usandoalgoritmos de código rotativo, o receptor encripta o novo código de desativação e o envia ao transmissor. Uma vez que o transmissor só usa o código uma vez, qualquer informação interceptada não tem valor.
Desde o começo dos anos 90, os sistemas de alarme de carro se desenvolveram muito e ficaram muito mais acessíveis. Nos próximos 10 anos, com certeza, vamos ver muitos avanços tecnológicos em alarmes de carro, pois os receptores GPS de bordo abriram uma grande variedade de possibilidades de segurança.
Para mais informações sobre sistemas de alarmes de carros e links relacionados, confira a próxima seção.

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