Digite aqui o que você procura

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entendendo suas Necessidades de Energia (3)

Para escolher a fonte de energia de emergência certa e de tamanho ideal, você precisa entender algo sobre o consumo de energia (potência) dos aparelhos que você planeja utilizar.
A unidade básica de medida de potência é o watt. Em uma fonte de energia de emergência há duas classificações de potência que são importantes: potência estável e potência transitória. Uma lâmpada normal incandescente de 60 watts requer, como esperado, 60 watts. Ela necessita dessa potência quando você a liga e durante todo período em que estiver ligada. Um motor de ventilador de teto, por outro lado, pode exigir 150 watts para conseguir dar partida e 75 watts enquanto estiver funcionando. Essa potência extra para dar partida no motor é chamada de potência transitória e é normal em qualquer equipamento que contenha um motor elétrico.
Outra coisa para se observar é que se você planeja utilizar equipamentos sensíveis como televisões e computadores usando um suprimento de energia de emergência, você vai querer ter um excelente equipamento de proteção contra oscilações e, no caso do computador, um no-break. Quando um aparelho grande como uma geladeira é ligado, não há como um gerador pequeno ser capaz de manter a energia estável durante a o transitório de partida. Um no-break vai evitar que seu computador apresente problemas durante um problema na rede elétrica.
Para calcular o quanto de potência você precisa, some a potência normal e a transitória de todos os aparelhos que você quer operar simultaneamente. Veja dois exemplos:
1.                 se você planeja ligar uma pequena TV e duas lâmpadas de 60 watts, então você precisará de um suprimento de energia de emergência que tenha uma capacidade de, no mínimo, 220 watts e uma capacidade transitória de 270 watts. Ou seja, com uma pequena margem de segurança, 250 watts em regime permanente e 300 watts relativos ao transitório;
2.                 se o seu plano é ligar a geladeira, uma TV a cores e um microondas simultaneamente, você precisará de 2.250 watts em regime permanente e 3.800 watts relativos ao transitório na pior das hipóteses (se os três forem ligados ao mesmo tempo). Se você realmente quer controlar a energia, tenha certeza de que eles não serão ligados ao mesmo tempo, então sua exigência de potência transitória será de somente 2.400 watts. Se você quer ligar somente um desses aparelhos por vez, então, sendo a geladeira o maior consumidor de energia, você precisará adquirir um sistema de energia de emergência que a suporte.
A observação feita no segundo exemplo sobre verificar o consumo de energia é importante. Os geradores tendem a ficar caros conforme ultrapassam 5 mil watts. Por exemplo, um gerador de 5 mil watts pode custar US$ 600, enquanto um gerador de 10 mil watts pode custar US$ 2.200. Se a utilização dos equipamentos for otimizada, por exemplo, escalonando sua utilização, você pode obter um gerador menor e, portanto, mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário